Provedor da Misericórdia do Porto recebe o Prémio AGIR da REN - Notícias - Santa Casa da Misericórdia do Porto

https://www.scmp.pt/assets/misc/img/noticias/2020/2020-12-22%20Pr%C3%A9mio%20REN/HRR_5058.jpg
https://www.scmp.pt/assets/misc/img/noticias/2020/2020-12-22%20Pr%C3%A9mio%20REN/HRR_5018.jpg
https://www.scmp.pt/assets/misc/img/noticias/2020/2020-12-22%20Pr%C3%A9mio%20REN/HRR_5034.jpg
https://www.scmp.pt/assets/misc/img/noticias/2020/2020-12-22%20Pr%C3%A9mio%20REN/HRR_5051.jpg
https://www.scmp.pt/assets/misc/img/noticias/2020/2020-12-22%20Pr%C3%A9mio%20REN/HRR_5090.jpg
share print
Provedor da Misericórdia do Porto recebe o Prémio AGIR da REN
⌚ 28.12.2020
Troféu entregue em mão no Centro Corporativo da Instituição

Foi no passado dia 22 de dezembro que a REN entregou, em mão, ao Provedor da Misericórdia do Porto, António Tavares, o Prémio AGIR da REN no âmbito do Projeto Rede Sorrisos, destinado a apoiar a integração no mercado de trabalho de pessoas em situação de sem-abrigo. O Prémio foi entregue por Margarida Ferreirinha, Diretora de Comunicação e Sustentabilidade da REN.

Reforçamos que, o projeto Rede Sorrisos da Santa Casa da Misericórdia do Porto conquistou o segundo lugar do Prémio AGIR da REN, este ano dedicado à promoção de emprego e integração profissional de pessoas em situação de vulnerabilidade. O Rede Sorrisos pretende apoiar os beneficiários da Plataforma + Emprego, outro dos Projetos da Misericórdia do Porto, destinado a integrar pessoas com perfil de empregabilidade. O Rede Sorrisos nasce, assim, em complementaridade ao Projeto Plataforma +Emprego, disponibilizando recursos financeiros para solucionar problemas individuais (por exemplo, tratamentos dentários, aquisição de fardamento, compra de óculos, entre outros), permitindo o acesso com igualdade de oportunidades ao mercado laboral. Desde 2018, o projeto integrou 28 pessoas, das quais 15 ainda se encontram a trabalhar.

Atualmente, estão sinalizadas 25 pessoas para emprego e 51 para formação. Dos 28 candidatos acompanhados, e já inseridos no mercado laboral, aproximadamente 10 têm problemas dentários e/ou de visão, inibindo a sua progressão. Este universo é composto, na sua maioria, por cidadãos do sexo masculino, com idades compreendidas entre os 40 e os 55 anos e o 6.º ano de escolaridade. Atualmente o NPISA - Núcleo de Planeamento e Intervenção Sem-Abrigo Porto acompanha 560 pessoas em situação de sem-abrigo, 140 das quais sem teto e 420 com apoio precário de alojamento.

O Rede Sorrisos surge da experiência da Misericórdia do Porto no apoio à integração socioprofissional de pessoas em situação de sem-abrigo e pretende ser uma estratégia inovadora na inclusão de públicos vulneráveis. A experiência no terreno permitiu detetar obstáculos específicos e diferenciados que não se conseguem resolver facilmente: a dificuldade de integrar num atendimento público uma pessoa com graves problemas de dentição, ou, por exemplo, sem capacidade financeira para completar formações específicas exigidas para o exercício de algumas funções.

Segundo o Provedor da Misericórdia do Porto, António Tavares, "o Prémio AGIR é um sinal de reforço, evidente, da importância e premência dos projetos destinados a apoiar as pessoas em situação de vulnerabilidade. Se, por um lado, é fundamental apoiar este público-alvo na satisfação de necessidades básicas, é, igualmente, vital seremos capazes de garantir a sua consistente integração no mercado de trabalho, através de oportunidades iguais. Não basta colocar, é preciso garantir consistência na integração e continuidade nas funções destas pessoas, só assim se promove a possibilidade de maior estabilidade socioeconómica, permitindo que a situação de sem-abrigo seja definitivamente ultrapassada.

A verba disponibilizada pelo Prémio AGIR será integralmente destinada a apoiar na integração profissional dos candidatos da Plataforma +Emprego, por isso, este é um prémio das pessoas que procuram a sua reintegração e uma nova oportunidade, nós, a Misericórdia do Porto, seremos apenas o apoio à sua concretização."

Obrigado.

Saiba mais sobre o Prémio AGIR 2020 AQUI 

 

top bot
A utilização de cookies neste website tem como principal objetivo melhorar a sua experiência.
Ao clicar em qualquer link nesta página está a dar-nos a permissão para usar cookies.