Provedor defendeu "política europeia de migrações inteligente" na Sorbonne - Notícias - Santa Casa da Misericórdia do Porto

https://www.scmp.pt/assets/misc/img/noticias/2018/2018%2006%2014%20Provedor%20Sorbonne/2018-06-14%20Sorbonne.jpg
share print
Provedor defendeu "política europeia de migrações inteligente" na Sorbonne
⌚ 14.06.2018
António Tavares foi convidado a participar num simpósio da Universidade de Paris - Sorbonne Nouvelle sobre "Populismo, Refugiados e Imigração", apresentando a sua visão sobre esta matéria. Na sua intervenção, o Provedor da Misericórdia do Porto afirmou a "necessidade de uma política europeia de migrações inteligente (smart power) e integrada na União", que deve "permitir o acesso à cidadania, esse último bastião da soberania".

O Provedor da Misericórdia do Porto participou, esta manhã, num simpósio sobre "Populismo, Refugiados e Imigração", na Universidade de Paris - Sorbonne Nouvelle.

António Tavares defendeu a "necessidade de uma política europeia de migrações inteligente (smart power) e integrada na União, de modo a evitar as dificuldades que se vivem nos Estados membros, como o recente caso do barco Aquarius evidencia".

"Esta política deve permitir o acesso à cidadania, esse último bastião da soberania (Stephen Legomsky), já que todos pretendemos afastar o racismo, combater o trabalho ilegal, as redes de tráfico de seres humanos e a habitação sem condições", acrescentou.

O Provedor da Misericórdia do Porto aconselhou, ainda, a seguir o conselho do Papa Francisco: "Para aqueles que fogem de conflitos e perseguições terríveis, que muitas vezes são presos em organizações criminosas sem escrúpulos, precisamos de abrir canais humanitários acessíveis e seguros".

A conferência na qual participou António Tavares, sob o tema "Pensar as Migrações para repensar a Sociedade", foi presidida por Michel de Soulages, ex-magistrado, e contou com a participação de Catherine de Wenden (diretora de pesquisa do CNRS, Sciences Po), Douglas Gressieus (presidente de "Comptoirs de l'Inde"), Mohamed Cheikh (Sultan Sharif das Grandes Comores) e Carlos Luiz (Relator das Nações Unidas para a Imigração de 1994 a 1997).

O simpósio, a decorrer ao longo do dia de hoje em Paris, reúne especialistas eminentes de diferentes setores de atividade e fornece uma visão lúcida e informada da opinião pública, numa época em que grande parte do mundo está a passar por um período de profunda preocupação e questionamento.

top bot
A utilização de cookies neste website tem como principal objetivo melhorar a sua experiência.
Ao clicar em qualquer link nesta página está a dar-nos a permissão para usar cookies.