Provedor em cerimónia evocativa da revolta de 31 de janeiro - Notícias - Santa Casa da Misericórdia do Porto

https://www.scmp.pt/assets/misc/img/noticias/2023/2023%2002%2002%20Provedor%2031%20JAN/b9b00d7d-798a-4a21-8523-1f7c20aa56cd.jpg
share print
Provedor em cerimónia evocativa da revolta de 31 de janeiro
⌚ 02.02.2023


Em 1891, a contestação à Monarquia era crescente. 

No Porto, o levantamento militar que teve lugar no dia 31 de janeiro é considerado a primeira tentativa de implantação da República. 

Apesar do fracasso, a Revolta do Porto, que também ficou conhecida como "Revolta dos Sargentos", é relembrada anualmente. 

O Provedor da Misericórdia do Porto, António Tavares, marcou presença na sessão evocativa que assinalou os 132 anos do levantamento militar. 

A cerimónia decorreu, como tradicionalmente, no Cemitério do Prado do Repouso. 

Para António Tavares, um dos exemplos deixados pelos revoltosos foi o de que "vale a pena fazer política pelos ideais, participar no futuro coletivo de forma desinteressada".  

"Só conseguimos estar na política se tivermos caráter, se soubermos assumir as nossas posições, lutar por elas e conseguir fazê-las vencer", acrescentou o Provedor. 


HÁ HISTÓRIA... 

A 31 de janeiro de 1891, sargentos de vários regimentos de infantaria, assim como da guarda-fiscal, iniciaram um levantamento militar no Campo de Santo Ovídio, atual Praça da República. 

Os revoltosos dirigiram-se depois ao edifício da Câmara Municipal do Porto, onde Alves da Veiga (advogado, jornalista, professor e um dos mais prestigiados republicanos do Porto) proclamou a República. 

Foi hasteada a bandeira vermelha e verde do Centro Democrático Federal 15 de Novembro (clube republicano do Porto) e os revoltosos foram cercados pela Guarda Municipal, que disparou sobre a multidão, contendo assim a revolta.  

Apesar disso, no mesmo dia foi declarado o estado de sítio na cidade do Porto. 

Todos os intervenientes foram presos e julgados, muitos dos quais condenados a penas de degredo em África. 

A Revolta do Porto foi a primeira tentativa de implantação da República em Portugal, que apenas viria a ocorrer 19 anos mais tarde, a 5 de outubro de 1910, em Lisboa.


Crédito fotográfico: Câmara Municipal do Porto 


SIGA-NOS...   Facebook    Instagram    LinkedIn    Twitter    YouTube 
top bot
A utilização de cookies neste website tem como principal objetivo melhorar a sua experiência.
Ao clicar em qualquer link nesta página está a dar-nos a permissão para usar cookies.