Recolha de documentação no Centro Hospitalar Conde de Ferreira - Notícias - Santa Casa da Misericórdia do Porto

https://www.scmp.pt/assets/misc/img/2020/2020-05-29%20Arquivo%20Hist%C3%B3rico/foto1.jpg
https://www.scmp.pt/assets/misc/img/2020/2020-05-29%20Arquivo%20Hist%C3%B3rico/foto2%20(1).jpg
https://www.scmp.pt/assets/misc/img/2020/2020-05-29%20Arquivo%20Hist%C3%B3rico/foto2%20(2).jpg
share print
Recolha de documentação no Centro Hospitalar Conde de Ferreira
⌚ 28.05.2020

Nos dias 21 e 26 de maio foram realizadas no Centro Hospitalar Conde de Ferreira atividades programadas de recolha de documentação, num total aproximado de 10 toneladas.

Trata-se de mais uma fase do projeto "Avaliação de Massas Documentais Acumuladas", que no presente ano de 2020, tem o Hospital Conde de Ferreira como foco de atenção. O processo de avaliação dos documentos de arquivo da Santa Casa da Misericórdia do Porto começa pela sua descoberta, onde quer que se encontrem no interior dos diversos equipamentos da Instituição, sendo o objetivo principal  a sua inventariação e tratamento adequado por pessoal especializado, com vista à sua conservação permanente ou à sua eliminação.

As 10 toneladas agora deslocadas, por não terem valor informativo acrescido, reúnem as condições para serem eliminadas, situação confirmada quer pela equipa técnica que desenvolve este projeto, quer pelos respetivos serviços do Centro Hospitalar Conde de Ferreira.

Nas instalações da empresa contratada, será seguido o método de trituração e enfardamento. Não é possível assim a indevida utilização ou acesso indesejável à informação constante da documentação. A dita empresa é devidamente certificada, garantindo o cumprimento de todas as normas aplicáveis e emitindo o respetivo certificado de destruição, tal como sucedeu em situações anteriores.

O resultado final de todo este trabalho, realizado ao fim  de 137 anos de existência do Hospital Conde de Ferreira, é  a inventariação, classificação, valorização e possibilidade de utilização, quer pelas necessidades da própria Casa quer pelos investigadores externos, de todo o seu  rico arquivo histórico e documental. É uma forma essencial de conservar e valorizar o património da Misericórdia do Porto.

top bot
A utilização de cookies neste website tem como principal objetivo melhorar a sua experiência.
Ao clicar em qualquer link nesta página está a dar-nos a permissão para usar cookies.