Um livro, um sorriso - Notícias - Santa Casa da Misericórdia do Porto

https://www.scmp.pt/assets/misc/2018%2011%2020%20CNSE%20Um%20Livro%20Um%20sorriso/books.jpg
share print
Um livro, um sorriso
⌚ 20.11.2018
Vamos ajudar os alunos da Escola do Mindelo, na ilha de São Vicente, em Cabo Verde

As turmas do 5.º Ano estão desenvolver um projeto de solidariedade social, nas aulas de Assembleia de Turma, em articulação com a disciplina de Cidadania e Desenvolvimento, que visa contribuir para a promoção de hábitos de leitura dos alunos da Escola do Mindelo, na ilha de São Vicente, em Cabo Verde.


O projeto, que se iniciou com uma abordagem teórica dos Direitos das Crianças no mundo, sensibilizando para valores como igualdade e solidariedade, irá culminar com uma angariação de livros para doar à biblioteca das turmas de 1.º ano, motivando, deste modo, o gosto e a aquisição de hábitos de leitura, da referida escola.  


Sendo este um meio com algumas dificuldades socioeconómicas e, consequentemente, com alguma escassez de materiais, os professores, que lá lecionam, lutam todos os dias contra estes obstáculos, no entanto com criatividade e espírito altruísta contornam esta realidade diária.


  Quando lhes foi proposto este projeto, foi com grande júbilo que responderam, referindo que "as nossas grandes viagens são feitas através dos livros e, desde já, agradecemos do fundo do nosso coração a oportunidade de nos poderem ajudar e assumirem uma atitude de partilha e de missão para connosco. De nós terão sorrisos e leitores capazes de propagar a Língua Portuguesa pelo mundo.


E será este o grande lema do projeto "Um livro, um sorriso".


Agora precisamos que toda a comunidade escolar colabore nesta missão. Desta forma os alunos, deixam a todos esta mensagem:


"Já viu se os príncipes, os dragões e os animais fantásticos estão encostados na estante lá de casa e as histórias dos contos de fadas já estão num sono tão profundo quanto o da Branca de Neve?


Que tal, enriquecer a biblioteca dos alunos de uma escola em Cabo Verde com a doação de livros aos quais já não dão valor? A ideia é simples: trocar um livro por um sorriso!


Também quer proporcionar um sorriso rasgado? Então, entregue os seus livros aos alunos do 5.º ano e faça uma criança feliz!



top bot
A utilização de cookies neste website tem como principal objetivo melhorar a sua experiência.
Ao clicar em qualquer link nesta página está a dar-nos a permissão para usar cookies.