V Congresso de História da Misericórdia do Porto - Notícias - Santa Casa da Misericórdia do Porto

https://www.scmp.pt/assets/misc/img/2020/V%20Congresso%20de%20Hist%C3%B3ria/Banner%20V%20CH_s_logo.png
share print
V Congresso de História da Misericórdia do Porto
⌚ 27.02.2020
A Santa Casa da Misericórdia do Porto, desde 2009, vem convocando periodicamente os investigadores das diversas matérias relativas à História das Misericórdias, especialmente à História da Misericórdia do Porto, para Congressos científicos em que se debatem e divulgam os resultados dos respetivos trabalhos de pesquisa. A periodicidade trienal, inicialmente proposta, tem sido quase sempre cumprida. Para além desse propósito, a Santa Casa da Misericórdia do Porto está neste ano 2019/2020 a celebrar os 520 anos de existência. Acresce que a cidade do Porto vê cumprirem-se os 200 anos da importantíssima revolução liberal de 24 de agosto de 1820, em cujas comemorações todos convergimos.

Juntando e invocando todas essas circunstâncias, levaremos a cabo nos dias 5, 6 e 7 de março de 2020, no nosso Auditório D. Pedro IV, o V Congresso de História da Santa Casa da Misericórdia do Porto, sob a inspiração temática da trilogia «MISERICÓRDIA, LIBERDADE, PATRIMÓNIO». 

Desta forma, uma vez mais, a SCMP, embora olhando para o interior de si própria, não esquece que faz parte de uma Cidade com cuja população se comprometeu desde início e de cuja História multisecular é simultaneamente sujeito e protagonista. E de um País que espontaneamente soube acolher e multiplicar por centenas nas suas comunidades, vilas e cidades, uma instituição de ajuda fraternal e solidária que permanece robusta e imprescindível.  

 

Porto, 14 de março de 2019

O Provedor

António Tavares

O Mesário do Culto e da Cultura

Francisco Ribeiro da Silva


Inscrição gratuita mas obrigatória, limitado ao número de lugares disponíveis AQUI

 

top bot
A utilização de cookies neste website tem como principal objetivo melhorar a sua experiência.
Ao clicar em qualquer link nesta página está a dar-nos a permissão para usar cookies.