Visita às Terças na Rota Porto Liberal: do MMIPO ao Museu Militar | 05 JUN - Notícias - Santa Casa da Misericórdia do Porto

https://www.scmp.pt/assets/misc/img/Slideshow/2018/Visita%20%C3%A0s%20Ter%C3%A7as%2005%20JUN/MIPPO%20tercas%20no%20mippo_banner%20site%2005%20jun.jpg
share print
Visita às Terças na Rota Porto Liberal: do MMIPO ao Museu Militar | 05 JUN
⌚ 25.05.2018

O próximo circuito temático com história do MMIPO faz uma viagem ao início do século XIX, quando o confronto entre ideais marcou fortemente o Porto.

Desde a Revolução de 1820 até à vitória liberal na Guerra Civil de 1832-34, a cidade viveu intensamente o confronto entre estes dois mundos, duas formas de organização social, económica, religiosa e de mentalidades.

Palco de confrontos entre as duas fações em luta - Liberais e Absolutistas -, lideradas pelos dois príncipes irmãos, D. Pedro e D. Miguel, o Porto sofreu um cerco de 13 meses (1832-33) que deixou marcas profundas na cidade e levou a um sofrimento atroz da sua população. Estas marcas perduraram na memória urbana, nas suas ruas e lugares, mas também na música, nas artes, na arquitetura.

O MMIPO e o Museu Militar do Porto são duas das instituições da cidade que evocam esse passado.


PERCURSO

MMIPO (ponto de encontro) > Rua das Flores > Estação de São Bento > Rua da Madeira > Praça da Batalha > Rua de Entreparedes > Avenida de Rodrigues de Freitas > Jardim de São Lázaro > Museu Militar do Porto (fim)


GARANTA O SEU LUGAR

Inscrições e informações em publicos@mmipo.scmp.pt

Consulte AQUI a programação.


top bot
A utilização de cookies neste website tem como principal objetivo melhorar a sua experiência.
Ao clicar em qualquer link nesta página está a dar-nos a permissão para usar cookies.