Visita às Terças percorre a história da Rua das Flores | 03 ABR - Notícias - Santa Casa da Misericórdia do Porto

https://www.scmp.pt/assets/misc/img/noticias/2018/2018%2004%2003%20Visitas%20Ter%C3%A7as/banner%20site%2003%20ABR-100.jpg
share print
Visita às Terças percorre a história da Rua das Flores | 03 ABR
⌚ 28.03.2018

A próxima edição das Visitas às Terças, no dia 3 de abril pelas 15h00, irá versar sobre a rua que acolhe o MMIPO há mais de 2 anos e a Misericórdia do Porto há quase 470 anos.

Inicialmente designada por Rua de Santa Catarina das Flores, a atual Rua das Flores foi aberta em 1521 por iniciativa do rei D. Manuel I.

Modelo do novo urbanismo da cidade, pelo seu traçado e por ter sido uma via calcetada, a Rua das Flores foi-se afirmando, ao longo dos tempos, como espaço residencial da fidalguia portuense e como polo comercial. Com efeito, a partir de finais do século XVIII, aí concentraram-se as principais ourivesarias da cidade tornando-a na "Rua do Ouro" portuense.

A abertura da rua, o estabelecimento da Misericórdia do Porto nesta artéria, a criação do Hospital de D. Lopo, as casas e as famílias ilustres são alguns dos aspetos e das curiosidades a abordar ao longo do percurso.

Inscrições e informações em publicos@mmipo.scmp.pt

top bot
A utilização de cookies neste website tem como principal objetivo melhorar a sua experiência.
Ao clicar em qualquer link nesta página está a dar-nos a permissão para usar cookies.