
Diferenciado pela sua missão de assistência, formação e investigação na área da Psiquiatria e Saúde Mental, o Centro Hospitalar Conde de Ferreira distingue-se por assegurar uma prestação técnica e humanizada, através de cuidados em regime de internamento e de ambulatório, a doentes psiquiátricos, com perturbações aditivas e demências.
Os serviços clínicos disponíveis nos dois regimes, designadamente ambulatório vs internamento são:
Ambulatório:
- Consultas das especialidades de psiquiatria, psicologia e nutrição e respetivas subespecialidades;
- Terapias ocupacionais de diferentes oficinas de atividades;
- Centro de dia de Alzheimer, resposta pioneira que acolhe utentes com diagnóstico de Doença de Alzheimer ou outras demências, de ambos os sexos, residentes no concelho do Porto.
Internamento:
- Episódios de recuperação/estabilização de curta duração;
- Episódios de evolução média e prolongada;
- Residência de Apoio Máximo;
- Unidade de tratamento de perturbações aditivas;
Os princípios e valores que regulam e orientam a atividade do CHCF, visam assegurar um atendimento especializado e terapêutico, com recurso ao uso combinado de medicação e terapias não farmacológicas.
Uma equipa multidisciplinar aposta na Estimulação Cognitiva, Estimulação da Autonomia para as Atividades da Vida Diária, Terapia Ocupacional, Estimulação Psicomotora e Fisioterapia.
O complexo hospitalar, inclui, ainda, o Parque José Avides Moreira, com três hectares de espaço natural, destinado ao desenvolvimento de um projeto de hortas terapêuticas, aberto à comunidade. Ver mais AQUI

