Misericórdia do Porto quer contribuir para a construção de uma sociedade inclusiva - Notícias - Santa Casa da Misericórdia do Porto

https://www.scmp.pt/assets/misc/img/noticias/2017.01.04%20SCMP%20Tomada%20Posse/Tomada%20de%20posse%20023.jpg
https://www.scmp.pt/assets/misc/img/noticias/2017.01.04%20SCMP%20Tomada%20Posse/Tomada%20de%20posse%20024.jpg
https://www.scmp.pt/assets/misc/img/noticias/2017.01.04%20SCMP%20Tomada%20Posse/Tomada%20de%20posse%20019.jpg
https://www.scmp.pt/assets/misc/img/noticias/2017.01.04%20SCMP%20Tomada%20Posse/Tomada%20de%20posse%20008.jpg
https://www.scmp.pt/assets/misc/img/noticias/2017.01.04%20SCMP%20Tomada%20Posse/Tomada%20de%20posse%20006.jpg
share print
Misericórdia do Porto quer contribuir para a construção de uma sociedade inclusiva
⌚ 04.01.2017
Os novos Corpos Gerentes da Santa Casa da Misericórdia do Porto tomaram posse a 3 de janeiro. O Bispo do Porto, D. António Francisco dos Santos, celebrou a missa na Igreja Privativa onde os 28 elementos dos Órgãos Sociais prestaram juramento. A Galeria dos Benfeitores acolheu a sessão formal, na qual marcaram presença o Ministro da Saúde, entre outros elementos do Governo, o Presidente da Câmara Municipal do Porto, e as forças vivas da cidade e da região. Ouça os discursos na íntegra.

António Tavares tomou posse como Provedor da Santa Casa da Misericórdia do Porto para o quadriénio 2017/2020 e vai "desenvolver este mandado, o primeiro num período de quatro anos [na história da Instituição], num cenário de grande incerteza", referindo-se à atual conjuntura internacional.

Durante a sua intervenção, o Provedor afirmou a missão da Misericórdia do Porto: "Queremos contribuir para a construção de uma sociedade inclusiva onde todos tenham lugar. E uma sociedade inclusiva será, com certeza, mais tolerante e mais equilibrada".

António Tavares destacou, ainda, que "talentos, tecnologia e tolerância são os desafios que a Misericórdia do Porto deve aproveitar, assumindo um compromisso permanente entre a tradição e a modernidade".

"O meu programa para este mandato não tem promessas nem soluções para os problemas, mas antes contributos ambiciosos para ajudar na coesão social e económica da nossa sociedade", acrescentou.

Ouça na íntegra o discurso do Provedor da Santa Casa da Misericórdia do Porto.


Ministro da Saúde assume a pobreza como inimigo comum

Adalberto Campos Fernandes presidiu à sessão de tomada de posse e considerou "a pobreza, o isolamento, o envelhecimento sem dignidade e as condições extremas de dificuldade de vida" como inimigo comum, contando com a Misericórdia do Porto e todas as entidades representadas na sessão para o seu combate.

"Governo, setor social, Igreja, autarquias e todos aqueles que entendem que o serviço público é a capacidade de dar aos outros o pouco daquilo que somos capazes de fazer ou de saber" são fundamentais para que se possam criar as condições para "uma vida mais digna", afirmou o Ministro da Saúde.

"É aqui que nos encontramos para a assinatura deste protocolo" com a União das Misericórdias Portuguesas, continuou. "A pobreza é o grande desafio dos tempos modernos", concluiu Adalberto Campos Fernandes.

A parceria com o Ministério da Saúde permitirá a cooperação em regime de "complementaridade com o Estado, com o objetivo de melhorarem a prestação de cuidados de saúde aos portugueses", atestou o presidente da União das Misericórdias Portuguesas.

Para Manuel de Lemos, este protocolo irá "contribuir para a sustentabilidade financeira do Serviço Nacional de Saúde, aumentando paralelamente a capacidade de resposta às pessoas e às comunidades". E justifica-o, afirmando que com serão prestados "alguns serviços a preços significativamente mais baixos do que aqueles que o mercado privado e até social fazem".


"Misericórdia do Porto é a [instituição social] mais importante da cidade"

O Presidente da Câmara Municipal do Porto destacou "a importância que a Santa Casa da Misericórdia do Porto tem na cidade".

"Vivemos um tempo em que alguns acreditavam que o Estado tudo podia fazer. Mas hoje percebeu-se que as antigas instituições de solidariedade, das quais a Misericórdia do Porto é a mais importante da cidade, tem um papel muito importante a representar", acrescentou Rui Moreira.

"É fundamental que a cidadania e a Igreja estejam presentes, porque só assim podemos construir uma sociedade mais equitativa e valer àqueles que precisam de nós", concluiu.

Ouça AQUI na íntegra o discurso do Ministro da Saúde.

Ouça AQUI na íntegra o discurso do Presidente da Câmara Municipal do Porto.

Ouça AQUI na íntegra o discurso do Presidente da União das Misericórdias Portuguesas.

top bot
A utilização de cookies neste website tem como principal objetivo melhorar a sua experiência.
Ao clicar em qualquer link nesta página está a dar-nos a permissão para usar cookies.