Rachel Barker, da Tate Modern, no MMIPO - Notícias - Santa Casa da Misericórdia do Porto

https://www.scmp.pt/assets/misc/img/noticias/2017/2017-04-01%20Rachel%20Barker/slide%20show%20Rachel%204.png
share print
Rachel Barker, da Tate Modern, no MMIPO
⌚ 30.03.2017
Conservadora premiada está 3 dias no Museu da Misericórdia do Porto


A conservadora-restauradora Rachel Barker, da Tate Modern, está no MMIPO - Museu e Igreja da Misericórdia do Porto. Ontem e hoje, dias 30 e 31 de março, Rachel Barker  ministrou o Workshop | Reintegração pictórica em pintura, já há muito completamente esgotado. Amanhã, dia 1 de abril, pelas 10h00, a conservadora regressa ao MMIPO, para dar voz, na primeira pessoa, à Palestra The Rothko Conservation Project - Black on Maroon, onde fala sobre a recuperação de uma famosa obra vandalizada .

A sessão dará a conhecer o projeto integrado por Rachel Barker entre 2012 e 2014, no qual, através de um complexo e intenso processo de investigação e restauro, foi recuperada a pintura vandalizada do artista Mark Rothko, Black on Maroon. A intervenção foi distinguida internacionalmente com o prémio Anna Plowden, pela Investigação em Conservação, em 2015. 

A obra foi vandalizada por um visitante, o artista russo Vladimir Umanets, que no canto inferior direito aplicou grafiti preto. A equipa, integrada por Rachel Barker, através de técnicas e metodologias de estudo e investigação rigorosas, definiu os métodos mais seguros a aplicar na remoção da tinta, garantindo o menor grau possível de abrasividade, permitindo assim o seu retorno à exposição na Tate Modern. 

A Palestra The Rothko Conservation Project - Black on Maroon dá a conhecer, de forma rigorosa, a complexidade das técnicas e das diversas fases de tratamento e pesquisa na recuperação da obra. Na sessão serão ainda apresentados e analisados os processos envolvidos, nomeadamente na produção de amostras representativas dos materiais utilizados pelo artista, assim como os exames e análises efetuados à pintura e ao grafiti. 

Rachel Barker trabalha, desde 1999, na Tate Modern, em Londres, como conservadora-restauradora, fazendo parte de diversos projetos de conservação. Especializada em pintura moderna e contemporânea, Rachel Barker, integrou também a equipa da National Gallery do Canadá. 


Informações | Palestra The Rothko Conservation Project - Black on Maroon

Data | 1 de abril 2017 

Hora | 10h às 12h 

Local | MMIPO - Museu e Igreja da Misericórdia do Porto 

Língua | Inglês 

Preço | €35 (IVA incluído) 

Inscrições | 2021@2021.pt

top bot
A utilização de cookies neste website tem como principal objetivo melhorar a sua experiência.
Ao clicar em qualquer link nesta página está a dar-nos a permissão para usar cookies.