Projeto Plataforma +Emprego foi um sucesso - Notícias - Santa Casa da Misericórdia do Porto

https://www.scmp.pt/assets/misc/img/noticias/2021/2021-11-05%20Newsletter/Imagem2.png
share print
Projeto Plataforma +Emprego foi um sucesso
⌚ 05.11.2021

Em 2017, a Misericórdia do Porto, por indicação dos restantes parceiros da P+E,  elabora uma candidatura, no âmbito do Portugal Inovação Social ao Programa Operacional Inclusão Social e Emprego (POISE).

Em 2018, após aprovação da candidatura, passamos a ser a Entidade Promotora do projeto e a Câmara Municipal do Porto o Investidor Social.

Salienta-se que este projeto, nasceu em 2013, e foi sendo operacionalizado pelos parceiros abaixo indicados, com exceção da Câmara Municipal do Porto, que só entrou enquanto investidor social, bem como a Universidade Católica do Porto.

Este projeto é uma ação do eixo 2 - Emprego e Formação do Núcleo de Planeamento e Intervenção junto de Pessoas em Situação de Sem- Abrigo (NPISA) Porto, e tem por objetivo integrar as pessoas em situação de Sem-Abrigo, com competências e perfil de empregabilidade no mercado de trabalho e colmatar a inexistência de respostas formativas adaptadas aos que necessitam de melhorar competências pessoais e sociais.

Resultados:

Esta candidatura iniciou em novembro de 2018 e termina no fim do presente mês. Durante este período, foram conseguidos 65 contratos de trabalho e integradas 50 pessoas (algumas tiveram mais de 01 contrato). Destas 50, 23 continuam a trabalhar.

Estima-se que o Estado Português poupou milhares de euros com a inserção laboral destes beneficiários, uma vez que passaram a ser contribuintes e deixaram de depender dos apoios sociais. Devido à pandemia, o mercado de trabalho "travou" e, mesmo com essa dificuldade, os objetivos foram cumpridos.

No sentido de apoiar as pessoas inscritas na P+E, a Misericórdia do Porto, no ano de 2020 candidata-se ao prémio da REN, com o Projeto Rede Sorrisos, tendo sito contemplada com o 2.º prémio no valor de 15 000.00€, o que permitiu durante este ano, apoiar os beneficiários com próteses oculares, próteses dentárias, fardamentos, equipamento de comunicações, entre outros (por ex. transportes).

 

Parceiros:

CMP (Investidor)

CAIS

ARS Norte

IEFP

Voluntário Jorge Mayer

Universidade Católica do Porto

top bot
A utilização de cookies neste website tem como principal objetivo melhorar a sua experiência.
Ao clicar em qualquer link nesta página está a dar-nos a permissão para usar cookies.