"Adotar um Avô (ou Avó)" e vencer a pandemia - Notícias - Santa Casa da Misericórdia do Porto

https://www.scmp.pt/assets/misc/img/noticias/2020/2020%2006%2019%20adotar%20av%C3%B4/banner.png
share print
"Adotar um Avô (ou Avó)" e vencer a pandemia
⌚ 19.06.2020
um compromisso com futuro

A Misericórdia do Porto lança a iniciativa "ADOTE UM AVÔ" procurando promover a aproximação entre pessoas de gerações diferentes, com gostos em comum e vontade de partilharem afetos. Antecipamos o lançamento da iniciativa, num período (pandemia pela COVID-19) em que reconhecemos que os idosos sem retaguarda familiar sentem de forma, ainda mais, severa essa ausência. Pretende-se, como em qualquer outra relação de adoção, nesta, ainda que não formal, construir laços para a vida toda e minorar o sentimento de solidão dos que, na fase da terceira idade, já não contam com o conforto de ter a família por perto.

Assim, a iniciativa arrancou nas três ERPI - Estruturas Residenciais para Pessoas Idosas da Misericórdia do Porto, onde foram identificados e avaliados os idosos com perfil e vontade de receberem um novo neto ou neta na sua vida. Em paralelo, decorreu o recrutamento dos novos "netos", selecionados de entre os voluntários da Instituição ou com relação anterior à mesma. Os candidatos a "netos e netas" foram igualmente avaliados quanto ao seu perfil e vontade de, eles próprios, serem adotados por um novo avô ou avó.

O processo de matching iniciou-se com 9 seniores residentes das ERPI, disponíveis para iniciar o processo de adoção, sendo que todos, neste momento, efetivaram o processo, estando, por isso, já em contacto com os seus novos netos. Nesta fase a preferência é que os contactos sejam estabelecidos de forma remota, por videochamada, mas já muitos netos e netas agendaram visitas presenciais aos seus novos Avôs e Avós.

As histórias e experiências multiplicam-se nesta, que é já, uma iniciativa de sucesso. Por estes dias, estes novos Avôs e Avós vestem sorrisos diferentes e passam a poder, também eles, partilhar com os outros residentes as suas histórias de "família".

Cada adoção é um ato de enorme responsabilidade para cada novo neto ou neta, que passam, a partir desse momento, a ter alguém que lhes confiou os seus afetos, numa fase tão mais especial e vulnerável da vida de um individuo.

Dizem, quem já adotou e foi adotado, que este é um compromisso com futuro.



top bot
A utilização de cookies neste website tem como principal objetivo melhorar a sua experiência.
Ao clicar em qualquer link nesta página está a dar-nos a permissão para usar cookies.