Catarina Furtado visitou reclusas do EPSCB-F - Notícias - Santa Casa da Misericórdia do Porto

https://www.scmp.pt/assets/misc/img/2023/newsletter/2023%2003%2024/_DSC4993.jpg
share print
Catarina Furtado visitou reclusas do EPSCB-F
⌚ 21.03.2023
Estabelecimento Prisional de Santa Cruz do Bispo - Feminino

Catarina Furtado, fundadora e Presidente da Corações Com Coroa, desde 2013 com o estatuto de Organização não governamental para o desenvolvimento, visitou no passado dia 20 de março as reclusas do Estabelecimento Prisional de Santa Cruz do Bispo - Feminino.

Num ambiente de proximidade, Catarina Furtado dirigiu-se às dezenas de mulheres que a aguardavam com primeiras palavras que ditaram o que viria a ser cerca de uma hora de partilha: "Cada uma de vocês para mim importa. Cada uma de vocês para mim conta. Nós precisamos de vocês, a sociedade precisa de vocês".

As reclusas tiveram a oportunidade de, uma a uma, abraçarem a apresentadora e partilharem, na primeira pessoa, reflexões, preocupações, experiências e desejos. Não sendo importante o que ali as levou, ainda que a consciência de aceitar a responsabilidade deva ser um processo interno de cada uma, Catarina Furtado quis destacar o que é importante que a cada novo dia mantenham presente, deixando sugestões que acredita poderem ser a chave para uma real mudança interna, nomeadamente que quando realmente desejamos algo, acontece o fenómeno da "inclinação", onde a vida começa a mudar, por dentro, levando a concretizações.

Catarina Furtado, também Embaixadora de Boa Vontade do Fundo das Nações Unidas para a População, não deixou de partilhar algumas das suas formas de ver e estar na vida, referindo que apenas os fortes e os corajosos são capazes de pedir ajuda e que essa ajuda pode mudar o rumo do futuro. Para a comunicadora, são as ações que definem as pessoas, não as palavras. Considera que todos devem estar vigilantes ao comportamento dos outros, à coerência entre o que se diz e o que se pratica. Para a apresentadora, se considerarmos que informação é poder, que devemos querer sempre saber e conhecer mais, essa é uma decisão de empoderamento que nos irá torna mais ativistas quanto a reivindicar os nosso direitos e à prática dos nossos deveres.

A Presidente da Corações Com Coroa reiterou que as reclusas que agora ali estão irão ser os exemplos de mudança de amanhã: "Viver é duro e difícil, mas é uma bênção. Isto passa muito depressa, mas viver é uma oportunidade única".

Catarina Furtado deu, também, a oportunidade de as mulheres presentes lhe colocarem perguntas, onde se destacou a curiosidade de perceberem até que ponto estar próxima de realidades mais vulneráveis e desafiantes não a condicionam no seu bem-estar, ao que a apresentadora retorquiu: "Nada nunca me fez tão bem à saúde do que dar atenção aos outros. Faz-me sentido fazer da minha vida uma forma de tocar a dos outros."


QUER VER AS FOTOS? 

Aceda ao álbum de fotografias criado na página oficial de Facebook da Misericórdia do Porto


QUER SABER MAIS SOBRE A NOSSA OFERTA? 

Conheça a oferta integrada da Misericórdia do Porto no apoio a mulheres reclusas.  


SIGA-NOS...   Facebook    Instagram    LinkedIn    Twitter    YouTube 



top bot
A utilização de cookies neste website tem como principal objetivo melhorar a sua experiência.
Ao clicar em qualquer link nesta página está a dar-nos a permissão para usar cookies.