Celebração do Dia de D. Lopo de Almeida - Notícias - Santa Casa da Misericórdia do Porto

https://www.scmp.pt/assets/misc/img/noticias/2022/2022-01-28%20Newsletter/banne%20d%20lopo.png
share print
Celebração do Dia de D. Lopo de Almeida
⌚ 28.01.2022
Cumprindo a disposição testamentária de um dos primeiros e maiores benfeitores da Misericórdia do Porto, será assinalado, mais uma vez, a 29 de janeiro o dia deste Benemérito.

A celebração Eucarística comemorativa realiza-se no dia 30 de janeiro, presidida pelo capelão Mor Dr. Jorge Cunha, e estarão presentes beneficiários e técnicos da Casa da Rua - D. Lopo de Almeida.

Desde 2020 que esta celebração conta com contornos distintos do tradicional, data em que foi criado o FEDLA - Fundo de Emergência D. Lopo de Almeida, com o objetivo de apoiar pessoas carenciadas, em especifico os utentes da comunidade de inserção - Casa da Rua - D. Lopo de Almeida, à qual o benemérito dá o nome. 

Este fundo tem como objetivo apoiar pessoas em situação de sem abrigo, assumindo despesas como os cuidados de higiene e saúde, títulos de transporte, comparticipações parciais de mensalidade de habitação ou, por exemplo, vestuário necessário ao posto de trabalho, com vista a promover uma procura de emprego digna ou a reintegração desta população.

Durante o ano de 2021 o FEDLA apresentou-se como um instrumento relevante, face à ausência de repostas desta tipologia na comunidade, permitindo garantir determinados bens e serviços, de especial relevância para o quotidiano dos utentes desta Unidade Operacional da Misericórdia do Porto e, sobretudo, contribuir para o Plano Individual de Intervenção dos seus beneficiários. 

top bot
A utilização de cookies neste website tem como principal objetivo melhorar a sua experiência.
Ao clicar em qualquer link nesta página está a dar-nos a permissão para usar cookies.