Há 140 anos a cuidar da saúde mental - Notícias - Santa Casa da Misericórdia do Porto

https://www.scmp.pt/assets/misc/img/Eventos/2023/2023%2003%2024%20CHCF/CHCF%20140%20anos%20evento.jpg
share print
Há 140 anos a cuidar da saúde mental
⌚ 24.03.2023
"No caminho da inovação, no desafio de cuidar melhor" serviu de mote às comemorações do 140.º aniversário do Centro Hospitalar Conde de Ferreira.

Bastonário da Ordem dos Médicos, academia, ordens profissionais, autarquia, instituições da área da saúde mental e órgãos sociais da Misericórdia do Porto marcaram presença na sessão evocativa do 140.º aniversário do Centro Hospitalar Conde de Ferreira, que decorreu hoje naquela que é a primeira unidade de saúde construída de raiz para a Psiquiatria em Portugal.

O provedor da Misericórdia do Porto, António Tavares, abriu a sessão, recordando o papel desta unidade de saúde na cidade, na região e no país desde 1883 e convidando à intervenção do novo bastonário da Ordem dos Médicos, Carlos Cortes. 

Seguiu-se o debate sobre o futuro da Psiquiatria com Carlos Mota Cardoso, professor catedrático da Universidade do Porto e ex-diretor do então Hospital Conde de Ferreira. 

Catarina Araújo, vereadora da Câmara Municipal do Porto com o pelouro da Saúde e Qualidade de Vida, abordou o papel das autarquias na promoção da saúde mental. 

A linha do tempo do Centro Hospitalar Conde de Ferreira foi apresentada pelo administrador executivo desta unidade de saúde, Ângelo Duarte. 

Seguiu-se o debate sobre a inovação terapêutica na área da depressão com Nuno Trovão, diretor clínico do Centro Hospitalar Conde de Ferreira. 

A sessão de encerramento coube a Francisco Castelo Branco, vice-provedor da Misericórdia do Porto e presidente do Conselho Executivo do Centro Hospitalar Conde de Ferreira, traçando o futuro desta unidade de saúde.

A cerimónia incluiu, ainda, um momento musical, protagonizado pelo recém-criado grupo coral de doentes desta unidade de saúde.

No final, os presentes foram convidados a cantar os parabéns e a degustar o bolo de aniversário.

As comemorações do 140.º aniversário terminaram com a deposição de uma coroa de flores na estátua do benfeitor Conde de Ferreira, localizada junto da emblemática frontaria desta unidade de saúde da Misericórdia do Porto. 


QUER VER TODAS AS FOTOS? 

Aceda ao álbum de fotografias criado na página oficial de Facebook do Centro Hospitalar Conde de Ferreira


SIGA-NOS...   Facebook    LinkedIn    YouTube 
top bot
A utilização de cookies neste website tem como principal objetivo melhorar a sua experiência.
Ao clicar em qualquer link nesta página está a dar-nos a permissão para usar cookies.