Lançamento do Livro as 14 obras de Misericórdia - Notícias - Santa Casa da Misericórdia do Porto

share print
Lançamento do Livro as 14 obras de Misericórdia
⌚ 16.03.2016




No dia em que se comemoraram os 517 anos de existência da Santa Casa da Misericórdia do Porto, mais precisamente a 14 de março, foi lançado no MMIPO o livro as "14 Obras de Misericórdia", com apresentação do Bispo do Porto, D. António Francisco dos Santos. "Este livro é um sonho, uma realidade e um instrumento de trabalho". É assim que D. António Francisco dos Santos, descreve "as 14 obras de misericórdia".

"A originalidade que tem é esta ideia de ter ido procurar pessoas fora do âmbito restrito da Igreja, independentemente do seu testemunho cristão, da sua vida ou da sua prática religiosa, para nos lerem e traduzirem para o nosso tempo, em linguagem vivida por eles, aquilo que pensam sobre cada uma das obras de misericórdia", sublinhou D. António Francisco dos Santos.

Para o Bispo do Porto, "é um encanto poder saborear a leitura muito profunda, muito clarividente e muito criativa, mas também muito interventiva", das 14 personalidades que assinam os textos para cada uma das 14 obras de misericórdia.

D. António Francisco dos Santos lembrou a importância e a "urgência de todos nós vivermos, na prática, no concreto da vida, as obras de misericórdia", que considerou atuais e "o caminho obrigatório da Igreja e do mundo do nosso tempo".

Vitor Baía, João Gil, José Diogo Quintela ou D. Isabel de Bragança são alguns dos nomes que aceitaram o desafio, agora transformado em livro.

Nas palavras do provedor da Santa Casa da Misericórdia do Porto, António Tavares, estes textos são também um apelo à mobilização da sociedade.

"É evidente que este livro também pretende dizer às pessoas que nos leiam que olhem para isto, vejam que vale a pena ser voluntário, faz sentido dar o vosso contributo a quem está doente ou a quem está sozinho", afirma António Tavares.

O Provedor sublinha que a "solidão pode ser uma forma de exclusão social", lembrando que "não é o Estado que vai conseguir resolver todos os problemas, será a sociedade, organizada enquanto sociedade civil, e os cidadãos individualmente que vão poder ajudar".

No dia 17 de março, o livro foi apresentado no Museu de S. Roque em Lisboa, pelo Cardeal Patriarca D. Manuel Clemente. Nas palavras de D. Manuel Clemente, este livro é um apelo à mobilização da sociedade, explicando o propósito da iniciativa do Papa Francisco - no Ano Santo da Misericórdia - para que os povos percebam qual é o conceito de misericórdia.

Para D. Manuel Clemente, misericórdia pode ser um cuidado, uma preocupação, assente no amor, dando o exemplo da relação (amor) que os pais nutrem pelos filhos, acrescentando que as atitudes e gestos podem ser também atos de misericórdia. Partilhou com os presentes algumas passagens dos 14 autores, felicitando a edição, os textos e os autores que recuperaram a palavra misericórdia.

"Este livro que a Alêtheia editou com muito gosto surgiu por uma proposta do Provedor da Santa Casa da Misericórdia do Porto e do senhor Padre Américo", afirmou a editora, Zita Seabra.

O lançamento deste livro está integrado nas comemorações do Ano Santo da Misericórdia.

top bot
A utilização de cookies neste website tem como principal objetivo melhorar a sua experiência.
Ao clicar em qualquer link nesta página está a dar-nos a permissão para usar cookies.