Memory Map Porto: um mapa de solidariedade em construção - Notícias - Santa Casa da Misericórdia do Porto

https://www.scmp.pt/assets/misc/img/noticias/2023/2023%2001%2027%20MMIPO/HEL_9749.jpg
share print
Memory Map Porto: um mapa de solidariedade em construção
⌚ 27.01.2023
MMIPO - Museu e Igreja da Misericórdia do Porto

A propósito do Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto, assinalado a 27 de janeiro, o MMIPO apresentou o Memory Map Porto. 

Trata-se de um projeto conjunto do museu e de Katya Krausova, curadora da exposição "Last Folio"*, que contou com a colaboração da Comunidade Judaica do Porto. 

O Memory Map Porto começou a ser desenhado em setembro de 2022 e revela o papel da cidade do Porto, e das suas gentes, no acolhimento de refugiados durante a segunda Guerra Mundial.  

Até ao momento foi possível recolher mais de 200 moradas, desde casas particulares a hotéis ou pensões, que permitem criar uma ilustração gráfica de solidariedade num dos períodos mais negros da história da humanidade. 

Alunos do 9.º ano e do Ensino Secundário de três escolas do distrito do Porto - o Colégio de Nossa Senhora da Esperança, o Colégio Efanor e a Escola Secundária da Maia - partiram para o terreno e fotografaram as fachadas dos edifícios da cidade do Porto que acolheram os refugiados. 

O Memory Map Porto nasceu no MMIPO mas tem rota traçada para outras cidades portuguesas, nomeadamente Lisboa.

Para além disso, o mapa, que estará disponível nas plataformas digitais da Misericórdia do Porto, não é um produto acabado e poderá continuar a ser desenhado com a ajuda dos portuenses. 

Por isso deixamos um apelo: contacte-nos se conhecer casos de acolhimento de refugiados na década 40 do século XX. Juntos, traçamos um mapa de solidariedade! 

 

EVOCAR O PASSADO PARA PROJETAR O FUTURO 

A sessão de apresentação do Memory Map Porto reuniu, esta sexta-feira, diversas individualidades. 

O escritor e embaixador da exposição "Last Folio"*, Richard Zimler, a Embaixadora do Canadá em Portugal, Elise Racicot, o Cônsul Honorário da Eslováquia no Porto, Eduardo Lima da Costa, a Conselheira Cultural da Embaixada da Alemanha em Portugal, Gerhild Stinhauer, o Provedor da Misericórdia do Porto, António Tavares, o diretor do MMIPO, Pedro Nunes, e a curadora Katya Krausova.

Todos mostraram unanimidade na afirmação de que os exemplos do passado permitem às atuais gerações serem agentes de mudança, dizendo "Não" à xenofobia, ao racismo, à homofobia, ao preconceito e à discriminação. 

O representante de Portugal na Aliança Internacional de Memória do Holocausto, Luís Barreiros, não pôde estar presente, contudo enviou uma comunicação, que foi lida para os presentes.

A sessão contou, ainda, com alunos das escolas envolvidas no projeto e terminou com uma peça de teatro sobre esta temática, levada à cena na Galeria dos Benfeitores pelos alunos do Agrupamento de Escolas Dr. Ferreira da Silva. 


*QUER SABER MAIS?

Saiba tudo sobre a exposição "Last Folio", patente no MMIPO até ao dia 31 de janeiro. 


QUER VER TODAS AS FOTOS?

Aceda ao álbum de fotografias criado na página oficial de Facebook do MMIPO


SIGA-NOS...   Facebook    Instagram    LinkedIn    Twitter    YouTube 
top bot
A utilização de cookies neste website tem como principal objetivo melhorar a sua experiência.
Ao clicar em qualquer link nesta página está a dar-nos a permissão para usar cookies.