Misericórdia compra quadro de Josefa de Óbidos em Nova Iorque e garante a sua permanência no MMIPO - Notícias - Santa Casa da Misericórdia do Porto

https://www.scmp.pt/assets/misc/img/noticias/MP%20josefasagradafamilia%20banner%20site.jpg
share print
Misericórdia compra quadro de Josefa de Óbidos em Nova Iorque e garante a sua permanência no MMIPO
⌚ 29.01.2016

O Museu da Misericórdia do Porto adquiriu, no dia 29 de janeiro, a pintura de Josefa de Óbidos "A Sagrada Família com São João Batista, Santa Isabel e Anjos", num leilão da Sotheby's, em Nova Iorque, garantindo assim o regresso do quadro a Portugal e mais concretamente à cidade do Porto e ao MMIPO, inaugurado em julho de 2015.

Para o Provedor da Misericórdia do Porto esta iniciativa constitui um esforço para a instituição, destacando, no entanto, que se trata de um ato de "patriotismo". "Pretendemos evitar que esta obra fosse adquirida por uma entidade estrangeira" sublinha António Tavares.

Por outro lado, o Provedor considera que esta aquisição irá valorizar turisticamente o país, a cidade e o MIPPO, cumprindo ao mesmo tempo uma tradição da Misericórdia na relação que sempre manteve com o Porto no âmbito patrimonial e cultural.

O quadro foi adquirido pelo valor mais baixo, pelo galerista Filipe Mendes em representação do museu portuense e do Provedor Misericórdia do Porto, já depois de ter apelado a vários museus portugueses para a compra desta obra datada de 1678, sem sucesso.

Filipe Mendes comentou no momento que esta é "uma vitória do Porto e uma vitória do MMIPO - Museu da Misericórdia do Porto", insistindo que este foi o único museu que "percebeu a importância de comprar este quadro".

O quadro foi à praça com um valor estimado de 200 mil a 300 mil dólares (183 mil a cerca de 274 mil euros) e correspondeu a um dos 61 lotes do leilão "Mestres da pintura", tendo-se encontrado lado a lado com quadros de Hieronymous Bosch, Lucas Cranach, Giorgio Vasari, van Dyck ou Rubens.

O preço de martelo - valor de adjudicação do quadro, pelo pregoeiro - fixou-se nos 200 mil dólares (183 mil euros), o mais baixo do intervalo estimado, a que acresceu a comissão de 25%, perfazendo um total de 250 mil dólares, um pouco mais de 228 mil euros.

Filipe Mendes reiterou que "A Sagrada Família com São João Batista, Santa Isabel e Anjos" é a obra que formaria par com "Maria Madalena confortada pelos Anjos", que arrematou há quase um ano, também na Sotheby's, por 269 mil dólares (238.615 euros) e que, "em princípios de março", vai entrar no museu do Louvre, depois de ter passado pelo Museu nacional de Arte Antiga e mais recentemente pelo MMIPO - Museu da Misericórdia do Porto.

Esta aquisição abre igualmente às portas a uma futura parceria entre o MMIPO e o museu do Louvre.

O quadro estará no Porto em março.


top bot
A utilização de cookies neste website tem como principal objetivo melhorar a sua experiência.
Ao clicar em qualquer link nesta página está a dar-nos a permissão para usar cookies.