Notícias
No dia 22 de julho, assinalámos a instalação dos moldes da escultura "Encontro dos Bispos", no átrio do edifício principal do Centro Hospitalar Conde de Ferreira. A cerimónia contou com as intervenções do Provedor da Misericórdia do Porto, António Tavares, e do Vice-Provedor, Jorge Dias, e foi enriquecida por um apontamento musical da Academia de Música de Costa Cabral. Este gesto reforça o compromisso da Instituição na preservação dos valores humanistas que são a sua essência.
A peça, da autoria de José Maia, retrata um encontro entre D. António Francisco dos Santos (1948 - 2017) e D. Manuel Martins (1927 - 2017), figuras que se destacaram pela sua dedicação aos mais vulneráveis e que fazem parte da nossa memória coletiva. Importa referir que a obra representa a amizade entre duas pessoas que se cumprimentam de forma afável, refletindo um espírito de harmonia e serenidade. Com esta homenagem, a Misericórdia do Porto presta tributo a dois homens cuja ação marcou a cidade e o país, lembrando que a liberdade e a solidariedade devem continuar a ser princípios basilares das instituições e da sociedade.
Este momento assinala uma nova fase na história da escultura, cuja versão em bronze foi oficialmente inaugurada a 15 de abril de 2023, no Largo da Paz, junto ao Centro Corporativo da Misericórdia do Porto. A obra foi integralmente financiada pela Misericórdia do Porto. Para recordar esse dia e conhecer mais sobre o simbolismo da peça e dos seus protagonistas, consulte o artigo completo aqui.
QUER VER AS FOTOGRAFIAS?
Aceda ao álbum no Facebook da Misericórdia do Porto.
SIGA-NOS... Facebook Instagram LinkedIn X YouTube