Misericórdia do Porto despede-se do emblemático D. Manuel Martins - Notícias - Santa Casa da Misericórdia do Porto

https://www.scmp.pt/assets/misc/img/noticias/2017/2017-09-24%20D%20Manuel%20Martins/f.png
https://www.scmp.pt/assets/misc/img/noticias/2017/2017-09-24%20D%20Manuel%20Martins/foto.png
https://www.scmp.pt/assets/misc/img/noticias/2017/2017-09-24%20D%20Manuel%20Martins/uyiuoyy.png
share print
Misericórdia do Porto despede-se do emblemático D. Manuel Martins
⌚ 28.09.2017
Falecimento do Bispo Emérito de Setúbal e patrono do Centro de Alojamento Social da Misericórdia do Porto gerou onda de homenagem

O país voltou a chorar pelo desaparecimento repentino de mais um dos emblemáticos homens da Igreja dos nossos tempos, uma referência sobre consciência social, direitos e liberdade. D. Manuel Martins faleceu junto dos seus familiares, na cidade da Maia, no passado dia 24 de setembro. 

O Bispo Emérito de Setúbal deixa um legado de coragem e atenção para com as questões sociais, não temendo denunciar os casos de emergência social. Ativo na Igreja e na sociedade, D. Manuel Martins manteve sempre uma relação de proximidade com o povo e com as instituições do país que se voltaram para as causas dos mais desprotegidos.

Da sua longa carreira eclesiástica, ao serviço das causas maiores, destaca-se o período em que foi Bispo de Setúbal (entre 1975 e 1998), reforçando o seu papel ativo na vida da sociedade, projetada pela visibilidade que o cargo lhe proporcionou.

Foi Capelão da Misericórdia do Porto e patrono do CAS - Centro de Alojamento Social, projeto que cuidou com especial carinho, reservando sempre tempo para o visitar.

O CAS é uma resposta social pioneira, resultante de uma parceria entre a Misericórdia do Porto e Segurança Social, tendo como objetivo apoiar indivíduos ou famílias em situação de desabrigo e desproteção social.

Aquando da notícia da morte de D. Manuel Martins verificou-se uma afluência ímpar ao CAS, gerando uma onda de homenagem por todos os que conheciam e reconheciam o seu papel.

As cerimónias fúnebres de D. Manuel Martins tiveram lugar no Mosteiro de Leça do Balio, Matosinhos, local que o viu nascer a 20 de janeiro de 1927.

Num ambiente de consternação e emoção, milhares compareceram no último adeus ao homem da Igreja e de todos, a quem o Papa Francisco pediu: "Por favor, não se esqueça de rezar por mim" (mensagem escrita por sua Santidade à celebração dos 40 anos de ordenação episcopal de D. Manuel Martins).


COMUNICADO

Em pouco tempo somos de novo surpreendidos com o desaparecimento de mais um grande Bispo. Desta vez, o Bispo Emérito de Setúbal, o Senhor D. Manuel Martins.

D. Manuel Martins desempenhou na nossa vida coletiva um importante papel como cidadão e homem da Igreja.

Verdadeiro Príncipe do Povo junto da Igreja, D. Manuel Martins acompanhou D. António Ferreira Gomes no seu difícil mandato de Bispo do Porto, foi Bispo de Setúbal em tempos conturbados de afirmação do regime democrático e regressou ao Porto para terminar o seu magistério pastoral.

Com grande humildade aceitou ser nosso Capelão e o seu nome fica ligado ao último projeto da Misericórdia do Porto - o Centro de Alojamento Social.

O seu exemplo ficará na nossa memória. A sua ação pastoral e cívica ficará na nossa história.

A Misericórdia do Porto apresenta à família e à Igreja Católica os mais sentidos pêsames.

O Provedor,

António Tavares

top bot
A utilização de cookies neste website tem como principal objetivo melhorar a sua experiência.
Ao clicar em qualquer link nesta página está a dar-nos a permissão para usar cookies.