Misericórdia do Porto entre as fundadoras da nova comunidade energética - Notícias - Santa Casa da Misericórdia do Porto

https://www.scmp.pt/assets/misc/img/noticias/2025/2025-05-23%20newsletter/enno%20misericordia%20do%20porto.png
share print
Misericórdia do Porto entre as fundadoras da nova comunidade energética
⌚ 19.05.2025
Responsabilidade Ambiental

No passado dia 16 de maio, a Misericórdia do Porto participou na celebração da escritura notarial de constituição da ENNO - Energias do Norte, uma Comunidade de Energia Renovável (CER) promovida pela LIPOR e pelos seus municípios associados. A cerimónia teve lugar no Salão Nobre do Centro Municipal da Juventude de Vila do Conde, assinalando a criação da maior comunidade energética do país, alicerçada na produção e partilha e de energia renovável a partir da valorização energética de resíduos.

A ENNO constitui uma associação de direito privado, criada ao abrigo do artigo 189.º do Decreto-Lei n. º 15/2022, e integra 28 entidades fundadoras, entre as quais se destaca a Misericórdia do Porto, ao lado de autarquias, empresas municipais e instituições públicas e académicas. Esta rede de parceiros reforça o carácter colaborativo do projeto, sustentado numa visão comum de transição energética, economia circular e desenvolvimento sustentável.

Durante a cerimónia, houve intervenções da Vice-Presidente da Câmara Municipal de Vila do Conde, Sara Lobão, em representação do Presidente da autarquia e anfitriões da cerimónia, o Presidente do Conselho de Administração da LIPOR, José Manuel Ribeiro, e o Diretor Geral de Energia e Geologia, Paulo Carmona. Nas suas declarações, foi destacada a importância da ENNO como resposta concreta aos desafios da sustentabilidade, com especial enfoque no combate à pobreza energética, assumindo-se como um compromisso coletivo para as futuras gerações.

Após a assinatura formal da escritura, decorreu a primeira Assembleia Geral da ENNO, durante a qual foram eleitos os respetivos órgãos sociais. O Município de Matosinhos foi designado Presidente do Conselho da Administração, a Póvoa de Varzim assumiu a Presidência da Mesa da Assembleia Geral, e Vila do Conde liderará o Conselho Fiscal. A sede da ENNO ficará localizada na Casa do Corim, na Maia, sob gestão da LIPOR, que, juntamente com a Agência de Energia do Porto, criará uma estrutura específica para o projeto.

A Misericórdia do Porto reforça assim o seu papel ativo na promoção da sustentabilidade e da responsabilidade ambiental. A ENNO representa uma aposta estratégica numa solução energética mais equitativa para o país, capaz de gerar impacto social e ambiental positivo.

Juntos, fazemos crescer um futuro mais verde.


// Créditos Fotográficos: LIPOR

 

CONHECE O NOSSO COMPROMISSO COM A SUSTENTABILIDADE?
Consulte os nossos últimos Relatórios de Sustentabilidade.


SIGA-NOS...   Facebook    Instagram    LinkedIn    X    YouTube 
top bot
A utilização de cookies neste website tem como principal objetivo melhorar a sua experiência.
Ao clicar em qualquer link nesta página está a dar-nos a permissão para usar cookies.