Misericórdia do Porto terá capacidade para albergar todos os sem-abrigo da cidade - Notícias - Santa Casa da Misericórdia do Porto

https://www.scmp.pt/assets/misc/img/Instituicao/Provedor/Provedor.jpg
https://www.scmp.pt/assets/misc/img/noticias/2017/20171020%20Porto%20Canal%20Provedor/ng1030576.jpg
share print
Misericórdia do Porto terá capacidade para albergar todos os sem-abrigo da cidade
⌚ 20.10.2017
A falta de camas para realojamento temporário não é, para o Provedor António Tavares, "culpa do turismo". Se houvesse necessidade, a Misericórdia do Porto tinha "a capacidade de albergar todos os sem-abrigo do Porto", atesta. A solução passaria pela recuperação de equipamentos para essa função. "Falta vontade política", acrescenta o Provedor.

"O problema dos sem-abrigo é, muitas vezes, um problema de falta de emprego e com situações de doença. Temos que olhar para cada caso como um caso", comenta o Provedor António Tavares em entrevista ao Porto Canal. Veja AQUI.

A discussão pública em torno da falta de vagas nas estruturas de realojamento temporário encontrou no turismo uma justificação. Alegadamente, o aumento da procura de casa pelos turistas estará a reduzir as opções para albergar quem não tem um teto para viver.

Para António Tavares "pôr a culpa no turismo não é a resposta". "O turismo é outra atividade e não tem nada a ver com a questão da emergência de alojamento social", acrescenta.

"A Constituição é clara: compete ao Estado dar uma ajuda e ter uma política nesse sentido", assevera o Provedor.

"Tínhamos hoje, se houvesse necessidade, a capacidade de albergar todos os sem-abrigo do Porto, porque temos equipamentos que, depois de recuperados, poderiam ter essa tarefa", garante António Tavares.

Para o Provedor da Misericórdia do Porto "falta vontade política e vontade financeira de suportar esse custo".

A Misericórdia do Porto dispõe, atualmente, de duas unidades de resposta à população sem-abrigo e em situação de emergência social: a Casa da Rua e o Centro de Alojamento Social.

Para além disso, através da rede de respostas sociais da Misericórdia do Porto, são disponibilizados, em vários pontos da cidade, equipamentos sociais cujo objetivo é prestar apoio aos grupos populacionais e indivíduos com maiores fragilidades.

Desta forma são garantidas as condições que assegurem a satisfação das necessidades básicas desta população, assim como a promoção de uma rápida reinserção na sociedade, orientada para o regresso à vida ativa.

Saiba mais sobre estas respostas AQUI.

top bot
A utilização de cookies neste website tem como principal objetivo melhorar a sua experiência.
Ao clicar em qualquer link nesta página está a dar-nos a permissão para usar cookies.