Música Sacra enaltece celebrações nas Igrejas da Misericórdia do Porto - Notícias - Santa Casa da Misericórdia do Porto

https://www.scmp.pt/assets/misc/2018/2018%2011%20%C3%93rg%C3%A3o%20Tubos%20nas%20Ig.%20Miseric%C3%B3rdia/banner%20v.2%20site.png
share print
Música Sacra enaltece celebrações nas Igrejas da Misericórdia do Porto
⌚ 12.11.2018

As celebrações dominicais da Misericórdia do Porto nas suas igrejas nasonianas ficam, a partir de agora, periodicamente enriquecidas com a utilização dos seus órgãos de tubos, tocados por organistas de grande proficiência que propiciam uma ambiência singular a todos os presentes. 


As missas, acompanhadas pelos órgãos, têm lugar todos domingos, às 10h00 na Igreja Privativa da Rua das Flores e às 11h00 na Igreja do Colégio Nossa Senhora da Esperança, sita na Avenida Rodrigues de Freitas.


O órgão de tubos da Igreja Privativa da Misericórdia do Porto apresenta tipologia e caraterísticas ibéricas, tendo sido construído em 1888 pelo Organeiro português, de Mangualde, António dos Santos, que reaproveitou peças de instrumentos anteriores. Este órgão situa-se no coro alto da igreja, possui um teclado com 58 notas, 20 meios-registos e tremolo e uma pedaleira com 13 notas, num total de 1013 tubos. Trata-se de um instrumento que apresenta uma multiplicidade de comandos e uma singularidade na abrangência tímbrica pouco comuns nos órgãos portugueses de média dimensão desta época. É composto por uma estrutura em talha neoclássica, rematada pelo emblema da Santa Casa da Misericórdia do Porto.


O órgão de tubos da Igreja do Colégio Nossa Senhora da Esperança foi construído em 1891 pelo Organeiro britânico Peter Conacher. Trata-se de um órgão com caraterísticas de estilo romântico francês. É um órgão extremamente interessante que permite várias possibilidades ao nível do reportório uma vez que possui uma pedaleira de extensão completa, bem como registos que permitem combinações sonoras diversas.





top bot
A utilização de cookies neste website tem como principal objetivo melhorar a sua experiência.
Ao clicar em qualquer link nesta página está a dar-nos a permissão para usar cookies.