Notícias
Na Misericórdia do Porto, valorizamos o turismo como uma ferramenta que fomenta não apenas o desenvolvimento económico, mas também o entendimento entre nações. Acreditamos que o turismo é um agente de transformação social, facilitando a resolução pacífica de conflitos e promovendo o crescimento económico sustentável.
Neste contexto, a nossa instituição continua empenhada em partilhar os seus 525 anos de história, gerando oportunidades de crescimento e valorizando valores como a empatia e a solidariedade.
Entre os espaços emblemáticos que integram o vasto património da Misericórdia do Porto, destacam-se a Casa da Prelada e o MMIPO - Museu e Igreja da Misericórdia do Porto. A Casa da Prelada, com um dos maiores labirintos de buxo da Península Ibérica, foi erguida em 1754, segundo o risco do arquiteto Nicolau Nasoni.
Esta casa e os jardins fazem parte do maior conjunto paisagístico (a Quinta da Prelada) projetado por Nasoni, arquiteto também responsável pela grande intervenção na Igreja Privativa da Misericórdia, no século XVIII. Esta igreja, integrada no MMIPO, tornou-se paragem obrigatória tanto para os portuenses que habitam a cidade como para os turistas que a visitam. Localizado na Rua das Flores, em pleno centro histórico do Porto, o MMIPO ocupa o antigo edifício que serviu de sede à Misericórdia do Porto desde o século XVI até 2013.
Considerando que a Organização Mundial do Turismo (OMT) escolheu como tema para as celebrações deste ano «Turismo e Paz», destaca-se o papel vital que o turismo representa na promoção da paz e da compreensão intercultural. Ao promover a resolução não violenta de conflitos, o turismo contribui para a construção de pontes de diálogo.
Juntos, criamos um futuro mais humanista.