Os mistérios escondidos por detrás do Halloween - Notícias - Santa Casa da Misericórdia do Porto

https://www.scmp.pt/assets/misc/img/noticias/2024/2024-10-31%20newsletter/banner%20site%20noticias%20halloween.png
share print
Os mistérios escondidos por detrás do Halloween
⌚ 31.10.2024

O Dia das Bruxas, uma celebração marcada por fantasias, doces e travessuras, tem um simbolismo muito mais profundo do que poderíamos imaginar. 

Comece por ver o vídeo... 


Com raízes ancestrais, a data está repleta de curiosidades que nos transportam para tempos antigos. Vamos descobrir algumas das histórias que moldaram a festividade.

O Halloween nem sempre foi tão doce
Durante a Segunda Guerra Mundial, os Estados Unidos racionaram o açúcar, o que limitou a produção de doces para esta festividade. No entanto, as empresas rapidamente recuperaram os seus níveis de produção para responder à elevada procura.

A palavra inglesa "witch" tem raízes antigas
O termo "witch" (bruxa) deriva da palavra "wicce", do inglês antigo, que significa "mulher sábia". Curiosamente, os "wiccanos" eram, em tempos, vistos de forma positiva.

Nabos esculpidos em vez de abóboras
A famosa tradição de esculpir abóboras com rostos assustadores tem as suas origens na Irlanda, mas originalmente eram os nabos que se esculpiam para iluminar a noite de Halloween.

A simbologia das cores
As cores associadas ao Halloween não são por acaso. O laranja representa as colheitas do outono, enquanto o preto simboliza o negrume, lembrando que esta celebração já marcou as fronteiras entre a vida e a morte.

Os espantalhos e as antigas raízes agrícolas
Sabia que os espantalhos, tão comuns nesta época, têm uma história agrícola antiga? Os primeiros foram criados pelos agricultores gregos para proteger as suas colheitas e afugentar os corvos, e daí surgiu o nome em inglês "scarecrow" (scare = assustar, crow = corvos) que significa espantalho.

As origens celtas
O Halloween tem as suas raízes no festival celta conhecido como Samhain, celebrado há mais de 2 mil anos. Os celtas acreditavam que, na noite de 31 de outubro, os espíritos dos mortos regressavam à terra, por isso acendiam fogueiras e usavam disfarces para afugentar os fantasmas.

Assim, ao comemorarmos o Halloween, também honramos as tradições que o tornaram tão especial ao longo da história.


SIGA-NOS...   Facebook    Instagram    LinkedIn    X    YouTube 
top bot
A utilização de cookies neste website tem como principal objetivo melhorar a sua experiência.
Ao clicar em qualquer link nesta página está a dar-nos a permissão para usar cookies.