Residentes preparam espetáculo "A Aldeia de Lázaro" - Notícias - Santa Casa da Misericórdia do Porto

https://www.scmp.pt/assets/misc/img/noticias/2022/2022-05-27%20Newsletter/ERPI%20(3).jpg
https://www.scmp.pt/assets/misc/img/noticias/2022/2022-05-27%20Newsletter/ERPI%20(1).jpg
https://www.scmp.pt/assets/misc/img/noticias/2022/2022-05-27%20Newsletter/ERPI%20(2).jpg
https://www.scmp.pt/assets/misc/img/noticias/2022/2022-05-27%20Newsletter/ERPI%20(4).jpg
share print
Residentes preparam espetáculo "A Aldeia de Lázaro"
⌚ 27.05.2022
ERPI S. Lázaro

Os residentes da ERPI - Estrutura Residencial para Pessoas Idosas São Lázaro foram desafiados a preparar o espetáculo de teatro "A Aldeia de Lázaro" e não hesitaram em aceitar o convite. Os ensaios para a peça original já estão a decorrer e o empenho de todos estes novos atores é evidente de sessão para sessão.

Não é novidade que o teatro é uma excelente ferramenta de intervenção multidisciplinar facilitadora da integração e coesão social. Permite que os diversos estímulos biopsicossociais, sejam percebidos em interação uns com os outros no grupo.

Reviver as memórias e recriar cenas das suas histórias de vida têm demostrado ganhos nos nossos participantes/atores ao nível do prazer, da sensação de pertença, da superação de imagens pessimistas sobre si mesmos, do estímulo por possíveis vínculos de amizade, no aumento da autoestima e na motivação em continuar.

Os benefícios do teatro em contexto de ERPI são diversos: na troca de experiências; no incremento de sentimentos de responsabilidade, solidariedade e respeito, na consciencialização e compreensão do outro; na promoção de valores de entreajuda; na partilha de heranças culturais e eliminação de crenças e preconceitos; na estimulação da memória; na valorização pessoal.

O teatro como atividade harmoniza momentos felizes para os nossos idosos, que para além de se divertirem, partilham experiências de aprendizagem, recuperam competências pessoais e sociais.


O Projeto em curso, que cresce em cada sessão, resultará na apresentação de um espetáculo onde os idosos/atores se superam.


Preparamo-nos para a estreia do espetáculo "A ALDEIA DE LÁZARO", no palco do Auditório D. Pedro IV, que será apresentado aos familiares dos nossos residentes e à Misericórdia do Porto.

top bot
A utilização de cookies neste website tem como principal objetivo melhorar a sua experiência.
Ao clicar em qualquer link nesta página está a dar-nos a permissão para usar cookies.