Solidariedade: Celebração do Dia Mundial dos Doentes de Lepra - Notícias - Santa Casa da Misericórdia do Porto

https://www.scmp.pt/assets/misc/img/noticias/2021/2021-01-31%20Lepra/lepra_o.jpg
share print
Solidariedade: Celebração do Dia Mundial dos Doentes de Lepra
⌚ 28.01.2021

A Misericórdia do Porto associa-se à Associação Portuguesa Amigos de Raoul Follereau (APARF) que celebra em Portugal, no dia 31 deste mês, o Dia Mundial dos Doentes de Lepra.

O Dia Mundial dos Doentes de Lepra foi instituído pela ONU (Organização das Nações Unidas), em 1954, a pedido de Raoul Follereau e tem como objetivo alertar a população mundial "para as condições de sofrimento e de miséria em que vivem muitos milhões de pessoas atingidas pela doença da lepra", lê-se numa nota.

A APARF, com a colaboração do Núcleo do Porto, Grupos Locais e uma vasta rede de voluntários dispersos pelo País, sensibiliza "a população para a problemática da Lepra, (quer na sua vertente de doença física quer na sua acentuada marca de estigma social) e ao mesmo tempo promove o Peditório Nacional.

Segundo o relatório publicado pela OMS a 4 de setembro último, no ano de 2019, foram diagnosticados mais de duzentos mil novos casos de lepra em 160 países, designadamente na Índia, Brasil e Indonésia, com 159753 novos casos.

A doença de Hansen mais conhecida como Lepra é uma doença infeciosa crónica, causada pela "Mycobacterium Leprae", caracterizada por largo período de incubação (até dez anos ou mais).

foto: APARF

top bot
A utilização de cookies neste website tem como principal objetivo melhorar a sua experiência.
Ao clicar em qualquer link nesta página está a dar-nos a permissão para usar cookies.