Valências e respostas sociais - Ensino Especial - Santa Casa da Misericórdia do Porto

Ensino Especial

https://www.scmp.pt/assets/misc/img/ensino/0067.jpg
share print
Valências e respostas sociais

Atualmente, o CIAD possui as seguintes valências:

Centro de Atividades Ocupacionais - As Atividades Ocupacionais destinam-se a pessoas com deficiência grave, com idade igual ou superior a 16 anos, cujas capacidades não permitam, temporária ou permanentemente, o exercício de uma atividade produtiva. No CIAD são disponibilizadas as áreas de Bem-Estar e Cuidados Básicos; Lavores e Tecelagem; Madeiras, Olaria e Reciclagem, Expressão Plástica, Atividade Física Adaptada, Música e Atividades Domésticas.

Lar Residencial - O Lar Residencial é uma resposta social desenvolvida em equipamento, destinada a alojar jovens e adultos com deficiência, de ambos os sexos, de idade não inferior a 16 anos, que se encontrem impedidos, temporária ou definitivamente, de residir no seu meio familiar normativo.

Escola de Ensino Especial - Destina-se a alunos com necessidades educativas especiais, dos 6 aos 18 anos, e visa a promoção do seu desenvolvimento integral e harmonioso e a sua inserção social. Presta apoio individualizado e personalizado, de acordo com as suas capacidades e características específicas, proporcionando experiências diversificadas e enriquecedoras, abrangendo as seguintes áreas de desenvolvimento: Independência Pessoal, Comunicação, Motricidade, Socialização, Académica, Tempos Livres e lazer, Vocacional/Ocupacional.

Imprensa Braille (Centro Professor Albuquerque e Castro) - O Centro Professor Albuquerque e Castro (CPAC) tem como objetivo a produção em Braille de materiais diversos, que possam contribuir para uma integração do cidadão cego, visando uma cidadania plena.

Formação Profissional - A Formação Profissional do CIAD é vocacionada para o desenvolvimento de cursos de Formação especialmente destinados a pessoas com deficiência e/ou incapacidades ou outros problemas no domínio da inserção socioprofissional, a partir dos 16 anos. Atualmente estão em funcionamento os cursos de Operador/a de Jardinagem, Atividades de Vida Hoteleira, Tratador/a de Equinos, Operador/a Gráfico/a de Braille e Carpinteiro/a de Limpos (percursos C) e Cozinheiro/a (percurso B - dupla certificação).

top bot
A utilização de cookies neste website tem como principal objetivo melhorar a sua experiência.
Ao clicar em qualquer link nesta página está a dar-nos a permissão para usar cookies.