Notícias










No âmbito do Acordo de Parceria celebrado entre a Misericórdia do Porto a Câmara Municipal de Valongo, decorreu hoje, 26 de junho, a apresentação pública do alargamento do Programa "Chave de Afetos" ao Município de Valongo.
O objetivo do Programa, financiado pela iniciativa Portugal Inovação Social, através do instrumento Parcerias para o Impacto, é minimizar e prevenir os riscos do isolamento da população sénior residente nos concelhos parceiros, desenvolvendo uma Rede Integrada de entidades locais para sinalização e acompanhamento de casos, através do serviço de teleassistência e voluntariado. São Investidores Sociais da projeto de alargamento do Programa Chave de Afetos as Câmaras Municipais do Porto, Vila Nova de Gaia, Matosinhos, Maia, Valongo e Vila do Conde.
Este Programa criado em 2011, foi submetido a uma avaliação de impacto social, obtendo os principais resultados:
- Aumento do Sentimento de Segurança;
- Diminuição dos Riscos do isolamento e da Solidão;
- Melhoria dos relacionamentos Interpessoais;
- Aumento do número de saídas da habitação.
O momento serviu também para formalizar a associação de três entidades locais do município de Valongo para a implementação do Programa "Chave de Afetos" da Misericórdia do Porto.
Na cerimónia usou da palavra o Provedor da Misericórdia do Porto, António Tavares, o Presidente da Câmara Municipal de Valongo, José Manuel Ribeiro e a equipe técnica da Misericórdia do Porto. O Acordo de parceria foi assinado pelo Presidente da Junta de Freguesia de Alfena, Arnaldo Pinto Soares, o presidente da Junta de Freguesia de Ermesinde, João Fernando da Costa Morgado, e a Vogal da direção do Centro Social e Paroquial de Santo André de Sobrado, Rosa Fernandes de Barros dos Santos.

