Notícias
No Dia Internacional da Família, assinalado a 15 de maio, num dia de celebração e gratidão, por todos os dias, por todos os minutos, por todos os segundos que partilhamos junto dos nossos, lançámos uma campanha interna e externa, através dos nossos canais de comunicação. Afinal, pertencer, ter ou ser uma família, em toda a plenitude da sua abrangência, não é um privilégio de todos, particularmente de muitas crianças que se encontram em situação de risco e que necessitam de uma oportunidade justa, necessitam apenas de poder voltar a sorrir.
A Misericórdia do Porto, diariamente, através da nossa resposta de Acolhimento Familiar, trabalha para que cada criança em risco possa ser acolhida por uma família que, temporariamente, lhe devolva a infância. Nós acreditamos que, acolher uma criança é dar-lhe um presente com futuro.
Um dos maiores desafios do Acolhimento Familiar é identificar famílias solidariamente disponíveis para, por um período de tempo limitado, acolherem uma criança e lhe oferecerem afeto, segurança e o direito a ser criança. Contamos consigo?
Todos podemos ser casa e esperança, todos podemos fazer a diferença, todos podemos ser, mesmo que transitoriamente, a família que falta para voltar a fazer acontecer sonhos de palmo e meio.
Juntos, colocamos o coração em tudo o que fazemos.
INFOMAIL Colaboradores da Misericórdia do Porto
SITE Misericórdia do Porto
FACEBOOK Misericórdia do Porto
INSTAGRAM Misericórdia do Porto
LINKEDIN Misericórdia do Porto
X Misericórdia do Porto
SOBRE O DIA INTERNACIONAL DA FAMÍLIA
O Dia Internacional da Família é celebrado anualmente a 15 de maio. O dia tem por objetivo promover a consciencialização sobre as questões relacionadas com as famílias, assim como uma maior compreensão dos processos sociais, económicos e demográficos que as afetam globalmente. Também nesta data, a Organização das Nações Unidas (ONU) destaca o reforço do papel da mulher no seio da família, procurando alcançar a igualdade na distribuição de responsabilidades familiares.
Em 2015, a ONU adotou por unanimidade os 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, para os quais as políticas e programas orientados às famílias representam um papel vital na sua concretização.
Em 2024 o tema é «As famílias e as alterações climáticas». O objetivo é o de sensibilizar para o impacto das alterações climáticas nas famílias e para o papel que estas podem desempenhar na ação climática. Através de iniciativas familiares e comunitárias, podem ser promovidas ações climáticas através da educação, do acesso à informação, da formação e da participação comunitária.
Foi durante a década de 80 que a ONU dirigiu a sua atenção para as questões relacionadas com a família, mas apenas a 9 de dezembro de 1989 foi estabelecido o «Ano Internacional das Famílias», através da resolução 44/82 da ONU, proclamando, em 1993, o dia 15 de maio como «Dia Internacional das Famílias», pela resolução A/RES/47/237.
QUER SABER MAIS SOBRE A NOSSA OFERTA?
Conheça o Acolhimento Familiar da Misericórdia do Porto.
SIGA-NOS... Facebook Instagram LinkedIn X YouTube