Projeto Humaniza apoiou mais de um milhar de pessoas - Notícias - Santa Casa da Misericórdia do Porto

https://www.scmp.pt/assets/misc/img/noticias/2021/2020-01-06%20humaniza/humaniza%202.jpg
share print
Projeto Humaniza apoiou mais de um milhar de pessoas
⌚ 06.01.2021
Equipa da Misericórdia do Porto apoia pessoas com doenças avançadas.

A EAPS - Equipa de Apoio Psicossocial da Misericórdia do Porto continua no terreno e todos os dias presta assistência a mais pessoas, no âmbito do Projeto Humaniza, promovido pela Fundação La Caixa.

Entre janeiro e novembro de 2020 a EAPS da Misericórdia do Porto realizou 1679 Intervenções no âmbito da sua missão, sendo que 49% destas foram junto de familiares, 40% diretamente com a pessoa doente e 11% já na fase do luto. Atualmente, a EAPS da Misericórdia do Porto opera em duas Entidades Recetoras: na ULSM - Hospital Pedro Hispano e no Centro Hospitalar Universitário de São João, constituindo-se por: dois Psicólogos e um Assistente Social.O Programa Humaniza pretende reforçar o apoio integral a pessoas com doenças avançadas e seus familiares, no sentido de tornar os cuidados paliativos uma parte exemplar de apoio humanizado na saúde e na sociedade portuguesa.

Assim, as EAPS pretendem complementar a intervenção das Equipas de Cuidados Paliativos Recetoras, que prestam cuidados intra-hospitalares e na comunidade, aumentando, desta forma, o acesso dos cidadãos a esta tipologia de cuidados.

Em situação de doença avançada, as EAPS facilitam aos doentes e famílias a adaptação a uma situação de grande impacto emocional, oferecendo o apoio necessário, tanto na doença como no processo de luto, permitindo, neste segundo momento, que os familiares/cuidadores lidem da melhor forma possível com a perda do seu familiar.

As equipas frequentam, periodicamente, ações de formação e especialização nos seus domínios de ação, por forma a garantirem a prestação de serviços de elevada qualidade e, no caso da Equipa da Misericórdia do Porto, a promover o alargamento do Apoio Psicossocial às respostas internas da Misericórdia do Porto, como sendo as Estruturas Residenciais para Pessoas Idosas.

Saiba mais sobre o projeto Humaniza AQUI.

top bot
A utilização de cookies neste website tem como principal objetivo melhorar a sua experiência.
Ao clicar em qualquer link nesta página está a dar-nos a permissão para usar cookies.