Cultura





A Biblioteca do Centro Hospitalar Conde de Ferreira está integrada no edifício do Hospital, inaugurado em 1883, embora a sua organização seja um pouco mais tardia, tendo ocorrido em 1909, sob a responsabilidade do então Director Clínico Júlio de Matos.
Nesta biblioteca, após a criação da Faculdade de Medicina do Porto (1911), realizavam-se palestras semanais da especialidade.
Depositária de um notável acervo bibliográfico, documental e iconográfico, a Biblioteca do Centro Hospitalar Conde de Ferreira é uma biblioteca especializada no domínio das Ciências da Saúde, com grande destaque para as áreas da Psiquiatria e da Psicologia.
Posteriormente foi enriquecida com a doação da livraria particular de Magalhães Lemos, Diretor Clínico do hospital.
Atualmente, a Biblioteca é detentora de uma significativa herança histórico-cultural, constituída pelo seu fundo antigo, organizado em núcleos temáticos intimamente ligados à própria evolução histórica da Psiquiatria em Portugal.
A Biblioteca do Centro Hospitalar Conde de Ferreira dispõe ainda, nesta área temática, de um fundo geral atualizado, constituído por monografias, séries monográficas, obras de referência e publicações periódicas, que continuará a enriquecer.
Na Biblioteca da Casa da Prelada, e no sentido de proporcionar um melhor e mais completo apoio aos utilizadores do Arquivo Histórico existe uma Biblioteca de acesso livre, em permanente crescimento, especializada sobretudo nos seguintes temas: Misericórdias; História de Portugal; História da Cidade do Porto; História da Arte.
Pelo facto de se tratar de uma Biblioteca especializada serve essencialmente como complemento aos trabalhos de investigação efetuados no Arquivo Histórico.
O acesso ao público é gratuito e necessita de marcação prévia pelo endereço arquivohistorico@scmp.pt

