Centro de Alojamento Social - D. Manuel Martins - Ação Social - Santa Casa da Misericórdia do Porto

share print
Centro de Alojamento Social - D. Manuel Martins

O Centro de Alojamento Social - D. Manuel Martins é uma resposta social da Misericórdia do Porto destinada ao acolhimento urgente e temporário de indivíduos adultos ou famílias em situação de especial vulnerabilidade e desproteção social.

A estrutura oferece um alojamento de carácter temporário, com um limite de 3 meses, prorrogável, em situações excecionais, até ao máximo de 6 meses.

Com capacidade para alojar 40 pessoas, o Centro de Alojamento Social - D. Manuel Martins disponibiliza vagas especiais para situação de emergência, num total de 10, destinadas a situações encaminhadas pela Linha Nacional de Emergência Social (LNES), para o acolhimento de curta duração de indivíduos/famílias que se encontrem desalojados e necessitem de uma resposta imediata.

O acompanhamento técnico durante o período de acolhimento, bem como a disponibilização de refeições e equipamentos para suprir necessidade básicas como higiene pessoal e tratamento de roupa, gera um conjunto de resultados positivos e de conforto nos beneficiários, nomeadamente:

- Prevenção de uma situação temporária de sem-abrigo;

- Desenvolvimento de competências ao nível da organização de vida;

- Dispor de um período de tempo para o desenvolvimento de um plano de reinserção social;

- Melhoria da autoestima, devido aos serviços prestados;

- Melhoria do estado de subalimentação através do aumento do número e da qualidade das refeições.


Contactos para mais informações AQUI.


top bot