Colégio Barão de Nova Sintra - Ação Social - Santa Casa da Misericórdia do Porto

share print
Colégio Barão de Nova Sintra

O CBNS - Colégio Barão de Nova Sintra, Lar de Infância e Juventude, com propriedade e gestão da Misericórdia do Porto, é um projeto educativo que visa proporcionar a crianças e jovens  em risco uma estrutura de vida tão aproximada quanto possível à de uma família, potenciando deste modo um desenvolvimento integral e harmonioso do individuo.

A função primordial desta resposta da Misericórdia do Porto é assumir o papel de substituição e/ou complemento da família de origem por um determinado período de tempo. A estrutura é assegurada por uma equipa técnica multidisciplinar nas áreas do Serviço Social, Psicologia e Educação Social, complementadas pelas equipas educativa e auxiliares, conseguindo assim proporcionar uma resposta plena e adequada às necessidades destes jovens, garantindo o seu bem estar global.

Este programa educativo tem como objetivos específicos o desenvolvimento das competências pessoais e sociais, nomeadamente, o espírito de iniciativa, autonomia, capacidade crítica e criativa, minorando assim os estigmas trazidos da primeira infância que condicionaram a estruturação da personalidade e aprendizagem, bem como dota-los da noção de respeito por si próprios, pelos outros e pelos bens da comunidade.

O domínio escolar e/ou profissional  do CBNS assenta na base de formação de cada uma desta crianças/jovens, para tal, foram desenvolvidos métodos de estudo eficazes e ajustados às necessidades individuais, de forma a promover um acompanhamento personalizado, capaz de responder aos  interesses e capacidades individuais.

Outras das valências desta resposta social da Misericórdia do Porto é desenvolver, com os jovens, ações de exploração e orientação vocacionais, com o objetivo de co-construir projetos de vida ajustados aos interesses de cada um.

Atualmente o CBNS tem capacidade para acolher 42 crianças ou jovens, do género masculino, com idades compreendidas entre os 6 e os 21 anos, que se encontrem em situação de perigo. O projeto integra ainda o Apartamento de Pré-Autonomização Manuel Ramos destinado a preparar os jovens para o ingresso na vida autónoma de forma segura e integrante.


Contactos para mais informações AQUI.

top bot