Ação Social

O projeto Incorpora, da Fundação "la Caixa", é um programa que promove a inserção laboral de pessoas em risco ou situação de exclusão social como, por exemplo, jovens NEET, ex-reclusos, pessoas vítimas de violência, desempregados de longa duração, cidadãos com deficiências e/ou incapacidades, entre outros grupos.
Com um histórico de atuação em Espanha de mais de uma década, começou a ser implementado em Portugal no ano de 2018 e, atualmente, conta com uma rede de 46 Entidades Sociais que, por sua vez, estão organizadas em 8 Núcleos Incorpora: Porto, Coimbra, Setúbal, Lisboa, Viseu, Évora, Beja e Faro.
Neste ecossistema, a Santa Casa da Misericórdia do Porto tem a responsabilidade acrescida de coordenar os trabalhos do Núcleo do Porto que, por sua vez, é composto por 9 Entidades.
Com princípios específicos de atuação e um modelo operacional muito característico, ao longo dos últimos anos o programa Incorpora conseguiu alcançar objetivos quantitativos e qualitativos que em muito promoveram a melhoria da qualidade de vida dos seus beneficiários e, por conseguinte, a coesão do território.
Tendo em consideração o histórico do Incorpora, assim como a sua pertinência no território Nacional, esta é uma área de atuação que a Santa Casa da Misericórdia do Porto está a apostar e onde o tecido empresarial da região assume um papel fulcral. Tendo em consideração as mudanças que já estão a ocorrer no mercado de trabalho, em particular os efeitos nas necessidades de recursos humanos, acreditamos que este programa assume ainda mais pertinência para a região e país.
O Incorpora conta, ainda, com o BPI e o IEFP como parceiros.
Saiba mais sobre o projeto AQUI

