Ação Social
No projeto Leisure Skills seis organizações (Panhellenic Union of Parents-Guardians of Mentally Disabled - PEGAP-NY; Institute of Occupational Science And Rehabilitation of The Metropolitan College; DK-BEL Company; Fundación Intras; Center for Social Invation - CSI and Misericórdia do Porto), de cinco países europeus (Grécia; Espanha, França; Chipre e Portugal) trabalham em conjunto com o objetivo de criar mais oportunidades de ocupação de tempos livres e de lazer para pessoas com deficiência e/ou incapacidade.
O objetivo do projeto consiste no desenvolvimento de um Toolkit (IO1), baseado em Instrumentos Educacionais (IO4), que será disponibilizado como um Recurso Educacional generalista, podendo este ser utilizado por profissionais, familiares e significativos, bem como, por pessoas com deficiência e/ou incapacidade de forma autónoma.
As competências de lazer, consideradas soft skills, nem sempre valorizadas, têm ficado a descoberto, não potenciando uma participação ativa e inclusiva de grupos mais vulneráveis em atividades de lazer. Esta lacuna é transversal a outras culturas europeias, uma vez que que não existem materiais de apoio específicos para o desenvolvimento de competências de lazer nas pessoas com deficiência e/ou incapacidade.
Acresce que a inexistência de material de apoio e de intervenção neste âmbito, bem como, a privação de pessoas com deficiência e/ou incapacidade em participar em atividades de lazer, podem levar a exclusão social e a comportamentos indesejados. Neste projeto, a sua participação nestas atividades será redesenhada através da aplicação de questionários para investigação e do desenvolvimento de competências que promovam a sua integração social. O objetivo a longo prazo é a disponibilização de material em formato eletrónico e facilmente acessível que ajude, efetivamente, o grupo-alvo a ter acesso a atividades e serviços na comunidade que promovam a participação e inclusão em atividades de lazer e, consequentemente, a sua qualidade de vida.
Este programa inova pela disponibilização de um kit de instrumentos educativos e interativos de sensibilização e fácil utilização, permitindo a sua utilização alargada por todas as pessoas que percebem a importância do desenvolvimento destas competências pedagógicas e que estejam interessadas na sua utilização. O kit de ferramentas (IO1) será partilhado através do Portal do projeto (IO6), juntamente com os materiais e metodologias educativas que o compõem (IO4). O objetivo final consiste em identificar as mudanças produzidas nos hábitos de lazer e a relação entre qualidade de vida e autoestima. O Portal constituirá um ponto de encontro para profissionais, académicos e cuidadores formais e informais, de partilha e discussão, através da secção de fórum, partilha de ideias e experiências da utilização das ferramentas educativas disponibilizadas. O Portal estará, também, disponível como um Recurso Educacional Aberto para os interessados. Finalmente, será produzido um relatório com recomendações e partilha de boas práticas (IO7), bem como, a sugestão de estratégias de integração e inclusão social para a União Europeia e os seus Estados Membros.