Rede Sorrisos - Ação Social - Santa Casa da Misericórdia do Porto

share print
Rede Sorrisos

 O projeto Rede Sorrisos da Santa Casa da Misericórdia do Porto pretende apoiar os beneficiários da Plataforma + Emprego, outro dos Projetos da Misericórdia do Porto, destinado a integrar pessoas com perfil de empregabilidade. O Rede Sorrisos nasce, assim, em complementaridade ao Projeto Plataforma + Emprego, disponibilizando recursos financeiros para solucionar problemas individuais (por exemplo, tratamentos dentários, aquisição de fardamento, compra de óculos, entre outros), permitindo o acesso com igualdade de oportunidades ao mercado laboral.

 O Rede Sorrisos surge da experiência da Misericórdia do Porto no apoio à integração socioprofissional de pessoas em situação de sem-abrigo e pretende ser uma estratégia inovadora na inclusão de públicos vulneráveis. A experiência no terreno permitiu detetar obstáculos específicos e diferenciados que não se conseguem resolver facilmente: a dificuldade de integrar num atendimento público uma pessoa com graves problemas de dentição, ou, por exemplo, sem capacidade financeira para completar formações específicas exigidas para o exercício de algumas funções.

O Projeto Rede Sorrisos recebeu o Prémio AGIR, em dezembro de 2020,  sendo um sinal de reforço, evidente, da importância e premência dos projetos destinados a apoiar as pessoas em situação de vulnerabilidade. Se, por um lado, é fundamental apoiar este público-alvo na satisfação de necessidades básicas, é, igualmente, vital seremos capazes de garantir a sua consistente integração no mercado de trabalho, através de oportunidades iguais. Não basta colocar, é preciso garantir consistência na integração e continuidade nas funções destas pessoas, só assim se promove a possibilidade de maior estabilidade socioeconómica, permitindo que a situação de sem-abrigo seja definitivamente ultrapassada.

A verba disponibilizada pelo Prémio AGIR será integralmente destinada a apoiar na integração profissional dos candidatos da Plataforma + Emprego, por isso, este é um prémio das pessoas que procuram a sua reintegração e uma nova oportunidade, nós, a Misericórdia do Porto, seremos apenas o apoio à sua concretização. 

 Saiba mais sobre o Prémio AGIR 2020 AQUI 

top bot
A utilização de cookies neste website tem como principal objetivo melhorar a sua experiência.
Ao clicar em qualquer link nesta página está a dar-nos a permissão para usar cookies.